sábado, 31 de outubro de 2009

Motoqueiro morre de acidente de moto em Parnarama

Motoqueiro conhecido como Boneco morreu de acidente de motocicleta na noite de Sexta-Feira, 30 de Outubro, próximo ao Hospital São Domingos, em Parnarama. De acordo com testemunhas o mesmo estava pilotando em alta velocidade.
O impacto do acidente foi tão grande que o mesmo morreu no local, de traumatismo craniano. Na queda ele bateu com a cabeça no muro da sede do CRAS. Junto a ele estava sua esposa que está internada em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O curioso nesse fato é que ele e sua esposa não estavam usando capacete, o que poderia ter aumentado as chance dele ter sobrevivido. A polícia Militar não se manifesta mais sobre os casos dos vários motoqueiros que andam pelo município sem carteira de habilitação o que aumenta os riscos de novas mortes.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lula nomeia advogado ligado a Sarney para o TRE/MA

O advogado José Carlos Sousa e Silva, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Sousa e Silva é também advogado do Sistema Mirante de Comunicação, empresa que reúne rádios, TVs e jornal de propriedade da família Sarney.

Sousa e Silva foi escolhido a partir de lista sêxtupla feita pela Ordem dos Advogados do Brasil e enviada ao Tribunal de Justiça do estado, que escolhe três nomes e os envia ao presidente da República para a escolha final. A nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial da União.

Sousa e Silva concorreu à vaga com os advogados Guilherme Zagalo e Magno Morais, ambos com militância na área de direitos humanos. Morais foi secretário-adjunto da Secretaria de Justiça e Cidadania no governo José Reinaldo Tavares, enquanto Zagalo é o atual vice-presidente da OAB-MA.

O advogado escolhido vai ocupar a vaga de Nivaldo Guimarães.

Fica no cargo por dois anos, podendo ser reconduzido.

Sousa e Silva não foi localizado para explicar se deixaria a presidência da Fundação José Sarney, caso o conselho curador resolva mantê-la aberta.

Aliados buscam apoio para manter fundação aberta

A decisão sobre o futuro da fundação deve passar pela Assembleia Legislativa do Maranhão, já que o líder do governo Roseana Sarney, Francisco Gomes (DEM), anunciou que pretende apresentar projeto para que o estado mantenha a entidade aberta. Segundo Gomes, é preciso mobilizar a classe política, a iniciativa privada e o próprio poder público para evitar o fechamento da fundação.

— Temos que fazer alguma coisa para garantir a continuidade daqueles serviços, para que a comunidade do Desterro não se veja prejudicada — disse Gomes, em discurso, referindose ao bairro onde se localiza a fundação.

No início da semana, o senador José Sarney (PMDBAP) anunciou que a fundação seria fechada, alegando dificuldade de conseguir manter os patrocínios depois das denúncias envolvendo a entidade.

O Ministério Público Federal investiga denúncia de desvios de recursos de um patrocínio da Petrobras, no valor de R$ 1,3 milhão (Do Jornal O Globo)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desembargadores discutem no Tribunal de Justiça do Maranhão

Uma discussão durante uma sessão do Tribunal de Justiça do Maranhão vai ser investigada por órgãos internos do Judiciário. Dois desembargadores trocaram insultos, na semana passada, quando julgavam uma acusação contra um magistrado.
A discussão entre os desembargadores começou quando o corregedor do Tribunal, Jamil Gudião, levou para votação um processo contra o juiz da comarca de Barreirinhas, Fernando Barbosa, que é acusado de grilagem de terras.
O desembargador Bayma Araújo disse que os desvios de conduta de Fernando eram conhecidos de todos. O tio de Fernando, o também desembargador Jorge Rachid, saiu em defesa do sobrinho.
A discussão entre os desembargadores provocou reação no estado. A Ordem dos Advogados entrou com representação no Conselho Nacional de Justiça pedindo apuração da conduta dos desembargadores. E a Associação dos Magistrados (AMA) também pediu a investigação sobre a troca de insultos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TJ do Maramhão recebe denúncia contra o Prefeito de Parnarama

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça recebeu, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 20, denúncia contra o prefeitos de Parnarama, Raimundo Silva Rodrigues da Silveira(foto ao lado),pela prática de delitos previstos no artigo 1º, incisos VI e XIV do Decreto-Lei nº 201/67.


A denúncia feita pelo Ministério Público Estadual trata dos crimes de responsabilidade dos prefeitos municipais, sujeitos ao julgamento do poder judiciário, independente do procedimento da Câmara dos Vereadores.

De acordo com a peça acusatória, Raimundo Silva não enviou as contas do exercício financeiro dos anos de 2005 e 2006 à Câmara Municipal de Parnarama.

Consta nos autos que o acusado protocolizou no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ofícios datados de 11 de abril de 2006 e 11 de abril de 2007, informando a prestação de contas em questionamento.

É destacado no documento que a prestação de contas teria sido encaminhada ao Legislativo municipal. Conforme demonstram documentos da Câmara, a documentação não foi remetida àquela casa.

O relator do processo, desembargador Mário Lima Reis, recebeu a denúncia e determinou a competente instauração da ação penal. Seu voto foi acompanhado pelos desembargadores Antônio Fernando Bayma Araújo (presidente da 1ª Câmara Criminal) e Raimundo Nonato Magalhães Melo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

População de Parnarama sofre com a falta de água

A população de Parnarama está sentindo na pele o problema da falta de água. Um empecilho que já é grande, ficou ainda pior nesse Sábado, 10 de Outubro, com um defeito na bomba, do poço do sistema de abastecimento central, que atende ao bairros Centro, Redenção, Terra Nova e parte da Agrovema. Várias famíçias foram atingidas.
Durante todo o Final de semana a sena de destaque na cidade foi a imagem de vários mulheres e crianças com baldes na cabeça carregando água para poderem cuidar das atividades de casa como cozinhar, lavar louça e beber, de preferência. Sem nem se preocuparem. os administradores público não apareceram na cidade, deixando a cidade numa situação de desespero.
Muitas pessoas que foram passar o feriado na cidade, muitas de Teresina, se sentiram em meio a um deserto, sem água para beber, tomar banhos.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Vereadora Socorro Alves denuncia fraude narealização das provas do Concurso público

Na sessão da Câmara de Parnarama desta Segunda-Feira, 05 de outobro de 2009, a vereadora Socorro Alves em seu discuso relatou a maneira como as provas do concurso público fora aplicada e o completo desprepa de quem organizou e realizou o concurso. Abaixo segue trechos desse discurso










Meu querido povo parnaramense.

Gostaria de neste momento poder falar coisas boas, parabenizar os candidatos que obtivessem um bom desempenho no Concurso Público realizado neste domingo (27) no município de Parnarama. Infelizmente, o que aconteceu em nossa cidade parece filme de ficção( da pior qualidade), mas foi real. Um vexame. Em meus discursos no Plenário da Câmara ( antes e durante as inscrições do concurso)), falei várias vezes da minha preocupação em relação à Empresa contratada pela Prefeitura para realizar este concurso ( Excelência Assessoria e Serviços sediada em Teresina). Questionei sobre os critérios adotados para escolha desta empresa, que por sinal, cobrou taxas de inscrições altíssimas, enquanto haviam outras com experiência e credibilidade, cobrando a metade do valor. Pedi insistentemente ao Presidente da Casa ( primo do Prefeito) que investigasse sobre a procedência da Empresa. Como não obtive resposta, pesquisei na Internet. O pouco que encontrei nos dizia que a referida Empresa não tinha condições de realizar um concurso de tal porte, pois não tinha experiência, é nova no mercado, e não dispunha de suporte humano e nem financeiro, enfim, parecia não estar capacitada. Em plenário ( dia 26/08), mais uma vez, alertei sobre o risco que o povo parnaramense estaria correndo em se tornar vítima de um calote. A Sra. Vereadora Antonieta(esposa do Prefeito) aborreceu-se com minhas suposições e chegou a dizer que a empresa era séria e que já tinha investigado e disse para eu procurar a Promotora pois a mesma tinha autorizado.
Na sexta-feira que antecedeu a prova, os organizadores do concurso tiveram a chance de reverter a situação. O Presidente do sindicato dos Professores vendo o alvoroço, pediu audiência com o Juiz, solicitando o adiamento da prova. O que não aconteceu, pois os organizadores garantiram ao Juiz que tudo ocorreria bem, o que não aconteceu. Isso prova que esses organizadores estavam agindo de má fé.
Confesso que o acontecido ontem(27), superou todas as minhas expectativas. Foi uma verdadeira baderna. A cidade estava em polvorosa (imagine mais de 7.000 pessoas em uma cidade pequena) o movimento estava maior que em dia de eleição. Durante todo o dia foi uma correria dos candidatos para a delegacia afim de registrarem Boletins de Ocorrência.
Relato aqui, alguns fatos:
1 - Quanto ao local de realização das provas e pessoal de suporte:
- Foram colocados turmas nas Igrejas, em Casa de Show, no pátio das escolas, no ginásio aberto ( ainda em construção)
- A Secretária de Educação obrigou os funcionários (vigias/zeladores) a trabalhar sem remuneração.
- No dia do concurso, as 8 horas, um funcionário da Prefeitura andava recrutando pessoas para fiscalizar as salas.
2 - Quanto a aplicação das provas:
- Faltou prova em algumas turmas. Mandaram xerocar na Secretaria de Educação.
- O cartão-resposta foi entregue (chegou ao local da prova), muito tempo depois de iniciar.
- Uma turma que estava no pátio da escola Mestre Tibério,depois de responder a provas, ficou horas( os candidatos conversando livremente) aguardando chegar o cartão-resposta.
- Uma turma quase toda registrou B.O. na Delegacia, pois o envelope das provas chegou violado
- A mesma prova sendo aplicada no turno da manhã e tarde
- Os candidatos privilegiados saíram com frequência ( para ir ao banheiro/ usar celular???) foi o caso da Secretaria de Educação Sra. Gabia Silveira( sobrinha do prefeito e esposa do vereador Joilson) que não sabia se fazia a prova ou se encobria o caos ( ela tinha duas inscrições).
- Faltou cartão-resposta em algumas salas, mandaram xerocar.
- Pessoas fazendo prova no lugar de outra.
- Um assessor direto do Prefeito apareceu com um candidato a tiracolo muito depois que os portões estavam fechados. Foi até a sala do candidato, perguntou ao fiscal se tinha prova para o dito cujo. O fiscal disse que não. Então o assessor foi até a outra sala e trouxe a prova para seu apadrinhado.
- O nome do candidato não constava na lista da sala informada na internet. Foi obrigado a deixar os documentos e agora não sabe onde está.
- Candidato que teve o privilégio de sair e ir até a casa vizinha e se dá ao luxo de pesquisar a prova.
- Candidatos (todas as salas da escola) que ficaram presos na escola até 11 horas esperando a prova( vigia saiu para tomar um banho e os deixou trancados).

3 -Quanto às provas:
As provas foram mal elaboradas. Vejam só o tipo de questão:
- Qual o nome do partido do Prefeito?
- Quem governou Parnarama no período de... a... ? ( Raimundo Silveira)
- Quem nasce no Maranhão é maranhense e o cidadão que nasce em Parnarama é... ( vinha as opções) - Atenção: prova para candidato de nível superior???
- Aos médicos foi entregue a prova de engenharia.
- Aos professores de Educação Infantil foi entregue a prova de 1 ao 5º ano e vice-versa.
- Às 8 da manhã, tinha gente com o cartão-resposta da prova (fora da sala)
- haviam provas com apenas 27 questões. O candidato reclamou e o fiscal mandou que ele respondesse o que tinha.
- Na véspera do concurso, um cartão-resposta foi enviado de Parnarama(em mãos) para candidato que estava em Teresina.

O que começou errado não poderia dar certo no final. Agora, a Prefeitura está jogando toda a culpa nos donos da Empresa e assim poderem sair impunes desta sujeira toda. Os responsáveis por este calote têm que ser punidos. Chega de tantas mazelas. Nosso povo está cansado de ser roubado, humilhado, de sofrer vexame,de ser enganado.
Durante todo esse processo, ficou claro e evidente o "GOLPE DO CONCURSO" aplicado pela Prefeitura de Parnarama. Quem escolheu a empresa foi uma comissão da prefeitura e sabia muito bem a quem estava escolhendo. Quem assinou o contrato foi o Prefeito Raimundo Silveira e sabia muito bem quem estava contratado...Tudo foi premeditado até o ultimo momento com a participação ativa da Secretária de Educação, (que agora quer tirar o corpo fora, dizendo que não participou da comissão organizadora, que não sabia), pois permitiu toda sorte de falcatruas antes e durante a aplicação das provas.
É triste saber que as pessoas das outras cidades que vieram fazer o concurso saíram daqui com uma péssima impressão. Infelizmente, hoje Parnarama está nas mãos de pessoas sem o mínimo de escrúpulos, que não pensam duas vezes antes de prejudicar alguém em proveito próprio.
Não se mancha assim impunemente o nome de uma cidade que foi idealizada, projetada e construída para ser exemplo, para ser modelo.Não se humilha assim um povo bom e pacato.
Agora chega, exigimos que a justiça cumpra seu papel e:
-puna, com os rigores da Lei, os organizadores e as pessoas que participaram das falcatruas do Concurso.
-que determine que as provas sejam anuladas e o Prefeito obrigado a contratar outra Empresa e que restitua as despesas de viagem e hospedagem dos candidatos que moram na zona rural de nosso municpio e os de outras localidades;
-que novas provas sejam aplicadas em, no máximo, três meses (tempo suficiente para reorganizar).

Parnarama, 28 de setembro de 2009.

Vereadora Socorro Alves

P.S. - Quem participou do concurso e tem um relato a fazer sobre alguma irregularidade, fotografia ou vídeo, acesse meu Blog (socorro-alves.blogspot.com) e escreva ou se dirija até a Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira(05/10) a partir das 10 horas.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Joel Barbosa Ribeiro


Nascido em Parnarama-MA, formou-se pelo Seminário Santo Antonio, de São Luiz. Lecionou Latim e Português, no Colégio Vera Cruz, do Rio de Janeiro. Jornalista, foi Diretor do “O Maranhão” e Redator do jornal “Vanguarda”
no Rio de Janeiro. Pertence à Academia de Letras de Brasília (XXVIII Cadeira, de Graça Aranha).

LIVRO (de poesias) PUBLICADO

- Poesias e Canções

OUTROS LIVROS

- Caminhos por onde andei


        SAUDADE

        Saudade!
        Em pedacinhos de emoção
        Dentro da gente...

        Saudade!
        Um pedacinho de outra pessoa
        Dentro da gente!

        Saudade!
        Alguma coisa da gente
        Que outra pessoa levou...

        Saudade!
        Alguma coisa do passado
        Está no presente
        E fica no futuro.

        Saudade!
        Das coisas
        Dos lugares
        Das pessoas.

        Saudade!
        De alguém
        Muito de alguém.