quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Praça São Luís foi reurbanizada ou destruida?

A Praça São Luís, um dos patrimônio mais queridos pelos parnaramenses está quase irreconhecível depois da "suposta" reurbanização pela qual a mesma passou. A Prefeitura firmou um convênio com o governo do estado com a finalidade principal de melhorar a aparência da praça, visto o fato que a mesma nunca ter passado por um processo desse desde a sua inauguração e que seria importante.
As obras começaram no mês de abril com a retirada dos bancos e da grama, Posteriormente a mesma foi cercada a fim de evitar o acesso. Passado-se quase quatros meses a praça foi reaberta, mas o que se viu não foi o esperado.
Em vez de ser um orgulho, a obra deixou nossa querida e insubstituível Praça São Luís destruída, sem brilho.

Em palavras quase épicas, a vereadora Socorro Alves expressou seu sentimentos e o de muito de Parnarama. Leia abaixo:
A Praça São Luis, orgulho dos parnaramenses, outrora foi um dos principais atrativos da cidade. Construída em 1994, com verba estadual enviada pelo então Deputado J.J. Pereira. Era ponto de encontro das famílias, dos namorados e também lugar de lazer para os jovens e crianças. parnaramenses. Tinha ao centro uma bela cascata luminosa, que há muito está desativada e era toda circundada por gradeados de ferro que a protegia dos animais e da ação dos vândalos. Os anos se passaram, e o tempo e o descaso dos governantes deixaram que a Praça fosse pouco a pouco perdendo seu brilho... e sendo sucateada.
Um dia não muito distante, a Praça amanheceu sem o gradeado de ferro que a circundava. Houve muitos protestos do povo, pois a Praça é tradicional, e já haviam se acostumado a ela. Era aquela a mais bonita da região em tempos atrás, orgulho dos parnaramenses. Perguntou-se para onde teriam levado o gradeado de ferro? Afinal, não se destrói assim um bem público. Nehuma resposta. Meses depois o gradeado foi encontrado cercando um Ginásio Poliesportivo (obra no valor de R$ 400.000,00). Novamente houve protestos, pois questionou-se para onde teria ido o dinheiro da compra do gradeado do ginásio. Numa certa manhã, a Praça amanheceu toda cercada. Desta vez, com placas de zinco, deixando a todos curiosos. De lá, só se via pedras sendo retiradas. Passam-se meses. De repente uma notícia. Retiraram os bancos da Praça, em seguida a grama. Todos ficaram curiosos. Logo descobriu-se que os bancos agora serviam à outra praça ( inaugurada pelo Prefeito como sendo nova, com direito a festa e tudo mais) De repente parou-se de trabalhar na Praça. Soube-se depois que foi por ordem do promotor que exigira a afixação de uma placa. Dois meses se passaram até ser colocada - pela metade - pois não continha o valor... Tempos depois apareceu o valor : R$ 475.000,00. Todos ficaram ansiosos para ver a nova Praça.. Com certeza seria muito bela....afinal, havia dinheiro suficiente. Nesta semana, depois de quase um ano de peleja, a Praça nova finalmente apareceu para o povo. Qual não foi a surpresa da população ao vê-la, aparentemente inacabada. Nenhuma novidade. Era e continua calçada com a mesma pedra portuguesa. A cascata continua inativa. Os bancos novos mal assentados...o jardim continua o mesmo..sem a grama, claro. Indagou-se ao Secretário de Obras sobre o Projeto da Praça.... O mesmo retrucou dizendo: ...mas nós mudamos o desenho das pedras. Ora senhoras e senhores, isso é subestimar demais nossa inteligência.