quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nova pesquisa de intenção de votos para governador do estado

A eleição para governador do Maranhão será decidida em segundo turno, segundo pesquisa realizada pela Constat, encomendada pelo Jornal Pequeno, que mostra a tendência de queda da candidata Roseana Sarney (PMDB), com 39% das intenções de voto. Já o candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, mantém o viés de crescimento e, conforme a sondagem da Constat, já está em segundo com 25% das intenções de voto. Jackson Lago (PDT) é o terceiro com 20%. O candidato do PSTU, Marcos Silva, aparece com 1%. Os outros dois candidatos Saulo Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram.

O resultado da pesquisa Constat/Jornal Pequeno mostra que a soma dos candidatos que concorrem contra Roseana Sarney chega a 46% - sete pontos percentuais a mais que o índice alcançado pela peemedebista.

Segundo o levantamento, 13% dos eleitores estão indecisos, enquanto 2% responderam que votarão em branco ou nulo. A pesquisa da Constat entrevistou 1.537 eleitores em 41 municípios em todas as regiões do estado, entre os dias 23 e 26 deste mês, e está registrada no TRE-MA sob o número 37025/2010. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.

Acertos em 2006 – Esta é a primeira pesquisa realizada pelo instituto Constat nas eleições de 2010. Em 2006, a Constat, também contratada pelo Jornal Pequeno, foi o único instituto que previu a realização de segundo turno. Naquele ano, a pesquisa realizada pelo instituto Constat revelou que Roseana Sarney, então candidata pelo PFL, tinha 42,66% das intenções de voto; Jackson Lago com 30,48%; Edson Vidigal com 16,49%. Os outros candidatos juntos somavam 2,29%. Publicada pelo Jornal Pequeno no dia 29 de setembro, a pesquisa tinha margem de erro de 2,53%

Segundo turno – A Constat também fez simulações para o segundo turno. No cenário em que a disputa ocorre entre Roseana Sarney e Flávio Dino, o candidato do PCdoB venceria com 43% das intenções de votos. A peemdebista ficaria com 42%. Não souberam responder 9% dos entrevistados, enquanto 6% disseram votar em branco ou nulo.

Na segunda simulação, entre Roseana Sarney e Jackson Lago, 46% disseram votar na candidata do PMDB, enquanto o pedetista teria 38% das intenções de voto. No terceiro cenário, trabalhado pelo instituto para o segundo turno entre Flávio Dino e Jackson Lago, o candidato do PCdoB ficaria com 46% das intenções de voto contra 30% de Jackson. Doze por cento (12%) disseram não saber em quem votar e 12% responderam que votarão nulo ou em branco.

Rejeição – O Instituto Constat aferiu também a rejeição entre os candidatos ao governo. Roseana Sarney é a mais rejeitada pelo eleitorado maranhense, segundo a pesquisa. A filha de Sarney tem 28,63% de rejeição. Jackson Lago é rejeitado por 23,62% dos eleitores maranhenses. Já o candidato do PCdoB tem a menor rejeição entre os três principais candidatos a governador, com 6,31%. Saulo Arcangeli, Marcos Silva e Josivaldo Corrêa têm 3,97%, 2,86% e 2,28%, respectivamente.

Senado – Na pesquisa para o Senado realizada pelo Constat, o candidato Edison Lobão lidera com 21% das intenções de voto. João Alberto está em segundo com 16,51%; Zé Reinaldo aparece em terceiro com 10,57%. Aplicando-se a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos João Alberto e Zé Reinaldo estão no limite do empate técnico.

Roberto Rocha e Edson Vidigal, ambos do PSDB, têm 7,71% e 6,47%, respectivamente. Professor Adonilson (PCdoB) tem 1,38%. Os demais candidatos não alcançaram o índice de 1%. Segundo a pesquisa, 27,44% dos eleitores estão indecisos, enquanto 6,1% do eleitorado disse votar nulo ou em branco.

Pesquisas Ibope e Escutec - A última pesquisa do Ibope, publicada no dia 18 de setembro, mostrou Roseana na liderança, com 46% dos votos, e Flávio Dino e Jackson Lago empatados com 21% cada um.

A última pesquisa da Escutec, publicada no dia 22 de setembro, aponta Roseana Sarney 47,4% das intenções de votos, contra 24,2% de Jackson Lago. O candidato do PCdoB, Flávio Dino, ocupa a terceira colocação, com 20,9%. O levantamento encontrou ainda 1% de intenções de voto em Marcos Silva (PSTU). Os demais concorrentes ficaram com índices abaixo de 0,5%.

Constat acumula saldos positivos na área de pesquisa de opinião

A Constat Pesquisa, instituto que há 12 anos trabalha com pesquisa no Maranhão, previu em 2006 que a eleição para o governo do Maranhão somente seria decidida em segundo turno. E foi o que aconteceu. A Constat, que atua no ramo desde maio de 1998, já acumula experiência de várias campanhas eleitorais: em 2002, fez trabalho terceirizado para a Toledos & Associados, apurando preferência eleitoral para presidente da República e governador nos Estados do Piauí e Maranhão.

Anteriormente, na campanha municipal do ano 2000, a Constat realizou mais de 10 pesquisas para a eleição de prefeito do município de São José de Ribamar, no Maranhão.

Trata-se de uma empresa que tem uma larga folha de serviços prestados. A Constat, regularmente registrada na Junta Comercial do Maranhão no dia 25 de maio de 1998, contabiliza na sua clientela empresas como a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Intermídia Consultoria de Comunicação, supermercado Bom Preço, Caema, a extinta Gerência de Qualidade de Vida (hoje Secretaria de Estado da Saúde) e a VCR Comunicação & Marketing.

Com uma equipe multidisciplinar, que possui estatísticos, matemáticos, geógrafos, assistentes sociais e outras categorias profissionais, a Constat apurou, em 2006, números que apontavam a tendência de queda de Roseana Sarney Murad, então candidata do PFL, que provocaram uma desastrada reação dos veículos do Sistema Mirante de Comunicação. A mídia sarneyzista tentou na época atingir a imagem do instituto.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agentes de saúde promovem feira cultural da saúde

Agentes Comunitários de Saúde do município Parnarama que participam do Curso Técnico para atualizarem os conhecimentos na área de saúde da família, realizaram a I Feira Cultural da Saúde na escola Clodomir Millet, no povoado Paiol do Centro. Os 34 agentes Comunitários de Saúde que estão participando do curso compartilharam com a população da comunidade, durante 5 horas da realização da feira, conhecimentos preventivos, sobre: Hanseníase, DST, Hipertensão, Planejamento Familiar, Exame de diabetes, Teste de Glicemia, Aferição Pressão Arterial, além de entrega de medicação.



Produtos que identificam as culturas do Branco, Índio e Negro, o conjunto que forma o povo brasileiro, também foram expostos. Nos stands, os Agentes Comunitários de Saúde, apresentaram informações que auxiliaram os alunos da escola em suas atividades extraclasse. Uma das salas, foi reservada exclusivamente para a entrega de quites para a higiene bucal.



O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde, é dividido em Três Etapas, cada etapa dura cerca de 6 meses, esta ainda é a primeira etapa. O curso visa mobilizar a comunidade e por isso a parceria com a escola do município. O curso de Agentes Comunitários de Saúde é realizado pela Escola Técnica do SUS, em parceria com a Secretaria de Saúde de Parnarama e conta com uma Carga horária de 1200 horas aulas. Atualmente o município de Parnarama conta com 135 Agentes Comunitários.



O final do evento foi brindado com apresentações culturais de varias danças: Capoeira, Brega Pop, Tambor de Criola e o Bumba Meu Boi, principal cultura do Maranhão que foi cantada e dança por moradores do povoado visinho Brejo de São Félix.

Polícia prende dupla acusada de sequestro em São Francisco do Maranhão

Jair Rodrigues de Souza e Benedito da Conceição Vieira do Nascimento, ambos naturais de Teresina, foram presos, nesta segunda-feira (13). Eles são acusados de assaltar e sequestrar um casal no município de São Francisco do Maranhão.

Segundo a polícia, a dupla invadiu uma residência localizada na Rua Hermes Viana, nº 697, no centro de São Francisco. O casal que se encontrava na casa, Antonio Evangelista Ribeiro Filho, ex-secretário de Administração Pública do município, e Zildene Pacheco Barbosa Branco, foram acordados pelos assaltantes, que foram redidos. Os assaltantes exigiam dinheiro. Na fuga, os bandidos levaram R$ 1 mil e o carro das vítimas, obrigando o casal a seguir com eles.

Uma pessoa, que aida não foi identificada, informou a polícia do assalto. Houve uma perseguição e o casal foi localizado a cerca de 40 km da sede de São Francisco.

A perseguição permaneceu, e após 20 km percorridos, a polícia localizou o veículo na direção contraria. Ao perceberem a viatura, os acusados perderam o controle do veículo e saíram da estrada. Jair e Benedito foram presos em flagrante e conduzidos para Delegacia de São Francisco do Maranhão.

Os dois criminosos estavam presos em Teresina e haviam sido beneficiados por bom comportamento para passar o feriado de setembro com a família. Eles deveriam retornar a penitenciária na noite de segunda (13). A Penitenciaria de Teresina já foi comunicada sobre a prisão dos dois.

Valorização do servidor estadual

“Servidor valorizado é servidor motivado”. Essa é a opinião de Flávio Dino sobre o funcionalismo público do Maranhão. O candidato disse que tão logo assuma o governo vai estabelecer políticas de valorização do funcionalismo, pois, na opinião de Flávio, os servidores são fundamentais para a melhoria da prestação do serviço público do estado. Flávio anunciou, ainda, que há espaço na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para investir no servidor. “Temos dinheiro sobrando para gastar com o servidor público. Basta vontade política”, garantiu.

Durante duas horas de entrevista Flávio Dino apresentou, também, suas principais propostas de governo. Disse que o objetivo principal de sua candidatura é fazer com que o Maranhão possa melhorar os seus indicadores sociais. Citou como exemplo a mortalidade infantil, que é elevada no Maranhão, pois de cada 1000 crianças 40 morrem antes de completar um ano. Ele lamentou o fato recente ocorrido na cidade de Imperatriz onde crianças morreram por falta de UTI. “Temos que ter políticas sociais que revertam esse quadro”, anunciou Flávio Dino.

Recursos

Flávio fez questão de destacar que como deputado federal destinou recursos para a cidade de Paço do Lumiar para a construção da Praça da Juventude, projeto do Ministério do Esporte, para garantir mais qualidade de vida de à população. De acordo Flávio Dino, o município foi contemplado com recurso da ordem de R$ 1,5 milhão para a construção da área. Da mesma forma, Flávio destinou para as cidades de Raposa e Ribamar.

O candidato da Coligação Muda Maranhão anunciou que uma das prioridades do seu governo para Paço do Lumiar, por exemplo, será o investimento em saneamento. “Essa medida melhora a qualidade de vida das pessoas e gera emprego e renda”, afirmou.

Censura

O Deputado Domingos Dutra, candidato à reeleição pelo PT do Maranhão registrou, nesta segunda feira, dia 13 de Setembro, queixa crime contra o Secretário Geral do Diretório Estadual do PT, Fernando Magalhães e contra Wagner Carlos da Silva, proprietário da empresa RGB Produções, produtora responsável pelas gravações e edições das propagandas eleitorais do PT maranhense. O registro da queixa
crime foi feito em São Luis (MA).

O candidato Domingos Dutra teve suas gravações censuradas pela empresa, que cortou (editou) os programas gravados por Dutra em seu horário eleitoral, suprimindo das gravações a expressão “Dutra, o homem que não tem medo do futi”. “A censura e a ilegalidade chegaram ao máximo do absurdo! Nas gravações que fiz, além da frase que foi cortada – e que é o slogan da minha campanha – eu também mostro um cartaz onde está escrito: “Não tenho medo do futi”. Acreditem: a empresa RGB, em sintonia com o secretário do PT, fizeram um “efeito” sobre o cartaz apagando a frase “não tenho medo do Futi”. Isto é censura, é ilegal, é desrespeito, é não permitir meu direito de me expressar, de fazer minha campanha como quero! Por isso registrei queixa crime” disse o candidato Dutra, que também vai impetrar uma ação por danos morais.

Dutra, em 27 de Agosto passado, pediu a produtora RGB que não exibisse mais sua propaganda eleitoral, que suspendesse a veiculação caso a censura permanecesse. Também solicitou a devolução de todas as gravações que fez naquela empresa, o que não aconteceu. Ao contrário: a produtora não devolveu o material e continua colocando a campanha no ar com a censura que fez! “Eles continuam veiculando minha propaganda
eleitoral sem minha autorização e suprimindo o que não interessa aos Sarney, para quem, parece, a carapuça serviu”. Futi, quer dizer demônio, diabo, o próprio capeta!
Dutra também requereu, na Justiça Eleitoral, a retirada imediata do nome da candidata Roseana Sarney de sua propaganda eleitoral. “não quero meu nome misturado, de maneira nenhuma, com a catinga de Roseana”, disse Domingos Dutra, que quer no ar sua propaganda eleitoral no ar, na íntegra, sem censura, como determina a democracia conquistada com tanta luta! (Da Ascom / dep. Domingos Dutra)