segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MA pode ter nova eleição para o governo

As eleições terminaram em outubro, mas há um terceiro turno à vista em pelo menos cinco estados. Recém-eleitos ou reeleitos, governadores podem iniciar o mandato a partir de 1º de janeiro já com processos de cassação por irregularidades durante a campanha. Vencedores nas urnas, Roseana Sarney (PMDB-MA), Marcelo Déda (PT-SE), Tião Viana (PT-AC), Omar Aziz (PMN-AM) e Silval Barbosa (PMDB-MT) são investigados pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público por um leque de acusações que vão de abuso de poder econômico e político até a compra de votos e captação de recursos.

Dos governadores eleitos em 2006, três foram retirados dos mandatos pela Justiça, depois de serem condenados por irregularidades durante as eleições: Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Jackson Lago (PDT-MA). Agora, pelo menos dois futuros governadores já têm processos abertos nos tribunais regionais estaduais e outros três são investigados, dois com denúncias consideradas graves.

Eleito no segundo turno, Barbosa foi acusado pela coligação rival, com a concordância do MP, de compra de votos durante um congresso religioso. No evento, que reuniu 2 mil pessoas em Cuiabá em 22 de agosto, o governador reeleito teria pedido votos aos fiéis o que configuraria “captação ilícita (de votos) por recebimento de propaganda paga por fonte vedada.” O processo, que corre no TRE-MT, estava na pauta de julgamento na quinta-feira, mas acabou adiado. Deve ser retomado pelos ministros durante a semana.

O outro eleito com processo já aberto, Déda, teria cometido crime de abuso de poder político ao oferecer almoço de lançamento da candidatura para 300 pessoas na residência oficial do Sergipe. O encontro teria sido custeado com verbas públicas, e servidores e secretários de Estados teriam trabalhado no evento. Por meio de sua assessoria, o governador reeleito alegou que o almoço foi um evento político e que não infringiu qualquer artigo da legislação eleitoral. Caso seja condenado, ele pode ter pagar R$ 60 mil de multa.

Nova eleição

Pela legislação eleitoral, a lista atual dos possíveis cassáveis coloca o risco de novas eleições no Amazonas, Maranhão, Sergipe e Acre, locais em que os futuros governadores venceram o pleito no primeiro turno. Caso sejam condenados, a maioria dos votos seria anulada, o que forçaria uma nova sessão de votações. (Com informações do Correio Braziliense)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nota rápida

Bem, pessoal, venho aqui através desta nota comentar um fato que eu acho um verdadeiro absurdo, uma falta de respeito a todos que moram na cidade de Parnarama e também a todos que a visitam. Recentemente recebi informações sobre o que está acontecendo na cidade, ainda não pude ir lá devido a estudos, e uma pessoa me informou que a praça São Luis está sendo novamente "demolida", por assim dizer, devido ao fato de um projeto de reforma da mesma não ter sido executado da maneira correta.
Lembremos que a praça teve uma reforma recente, que teve início em abril deste ano, sendo necessário quase quatro meses para que fosse reaberta, e mesmo assim deixando muito a desejar. Agora vemos que a nossa querida praça continua sendo destruida e, alguns poderia se perguntar, por quê? Será se foi falta de dinheiro. Não tenho certeza que não. Dinheiro a Prefeitura tem até demais. Será se foi culpa da construtora. Também não, até porque a prefeitura nunca contratou empresa nenhuma para construir nada na cidade. Então por que será que isso está acontecendo. Uma resposta fácil. Incompetência da administração municipal que há quase 8 anos não vem fazendo nada direito, deixando as obras pelas metadas ou simplesmente como uma fachada de projeto bem sucedido. Acordemos Parnarama. Olhemos e façamos o necessário para que isso não continui senão um dia poderem ter uma cidade fantasma.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Inventada máquina de quebrar coco babaçu

Se tem uma coisa que nenhum pesquisador já desenvolveu até hoje, quando o assunto é o babaçu, foi uma máquina que realmente servisse para a quebra de um dos cocos mais resistentes da natureza. Mas necessariamente os inventos nem parte dos acadêmicos, basta alguém que tenha a façanha de criar algo inédito. Foi o que o maranhense Demóstenes Cardozo Leite: invetou e patenteou há três anos o projeto da máquina de beneficiamento de coco babaçu.
A idéia parece genial, afinal, pesando 1,2 tonelada, feita do mais rigido aço, visando resistir à rigidez do coco, a máquina faz o que toda quebradeira de coco gostaria: num piscar de olhorealizar a quebra separando, ao mesmo tempo, todas as principais partes da amêndoa.

A capaciade de produção da máquina é de 3 toneladas (3000 Kg) de coco quebrada por hora, ou seja, para uma produção de 10 horas/dia, a mesma rende o impensável até hoje: 30 tonelada de coco quebrados e dividido, prontas para acomercialização.
Demóstenes informou que o Governo Federal, por meio do MDA, estuda compra o projeto, bem como os governos do Maranhão e Piauí, afim de que seja feita uma transferência de tecnologia visando sobretudo o desenvolvimento social de quem mais necessita da extração do coco babaçu.