terça-feira, 9 de março de 2010

Barragem Castelhano inudará várias localidades.

O projeto da construção da hidrelétrica Castelhano já está tudo pronto. 556 famílias serão atingidas em 4 municípios (Palmeirais e Amarante, no Piauí, e São Francisco e Parnarama, no Maranhão), e alguns povoados do Piauí ficarão debaixo d´água, como é o saco do Povoado Riachos dos Negros, município de Palmeirais. Muitas obras públicas, casas, fazendas fazem parte do leque de moradias e bens que serão atingidos pela represa das águas da Barragem do Castelhano, a ser construída pelo Governo Federal no Rio Parnaíba.
Os dados fazem parte do estudo de impacto ambiental da barragem. O levantamento foi feito por técnicos da Chesf. O relatório foi enviado para as prefeituras dos quatro município a serem atingidos.

A barragem deverá ser construída por 720 operários em um período de 3,6 anos, com previsão para ser entregue até o ano de 2015. Ela terá 77 quilômetros quadrados com cota máxima de nível de 87,80 metros.

As construtoras Queiroz Galvão, Cnec, Energimp e Chesf serão as responsáveis pela obra.



O povoado Riacho dos Negros, situado na zona rural de Palmeirais, deverá ficar totalmente debaixo d’água. A estrada PI-130, na região, também ficará debaixo d’água. Com a nova estrada a distância entre Teresina a Palmeirais deverá aumentar mais de 30 a 40 quilômetros.


Palmeirais será o município mais atingido pela represa. 346 casas terão que ser remanejadas. Na zona urbana de Palmeirais, a casa do secretário de Estado, Paulo César Vilarinho, está entre as que aparece submersa no estudo de impacto ambiental. O Ginásio Poliesportivo do município também deverá ser transferido de local.

A fazenda modelo do agropecuarista Mazullo também deverá ser atingida. A casa do desembargador Antônio Almeida, os restaurantes Rei do Capote e Tibungo [pontos turísticos], todos na zona urbana de Palmeirais, aparecem atingidos no estudo de impacto ambiental.
AMARANTE

Mais distante da barragem, o município de Amarante tem 136 casas que serão atingidas.

PARNARAMA

O município maranhense de Parnarama 24 casas deverão ser remanejadas.

SÃO FRANCISCO



O também município maranhense São Francisco terá 50 casas atingidas pela represa.

Todas as famílias serão remanejadas e indenizadas.

A barragem de Castelhano representa desenvolvimento para os quatro municípios. O turismo, como a geração de emprego e renda deverão aumentar em grande escala na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário