sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Inventada máquina de quebrar coco babaçu

Se tem uma coisa que nenhum pesquisador já desenvolveu até hoje, quando o assunto é o babaçu, foi uma máquina que realmente servisse para a quebra de um dos cocos mais resistentes da natureza. Mas necessariamente os inventos nem parte dos acadêmicos, basta alguém que tenha a façanha de criar algo inédito. Foi o que o maranhense Demóstenes Cardozo Leite: invetou e patenteou há três anos o projeto da máquina de beneficiamento de coco babaçu.
A idéia parece genial, afinal, pesando 1,2 tonelada, feita do mais rigido aço, visando resistir à rigidez do coco, a máquina faz o que toda quebradeira de coco gostaria: num piscar de olhorealizar a quebra separando, ao mesmo tempo, todas as principais partes da amêndoa.

A capaciade de produção da máquina é de 3 toneladas (3000 Kg) de coco quebrada por hora, ou seja, para uma produção de 10 horas/dia, a mesma rende o impensável até hoje: 30 tonelada de coco quebrados e dividido, prontas para acomercialização.
Demóstenes informou que o Governo Federal, por meio do MDA, estuda compra o projeto, bem como os governos do Maranhão e Piauí, afim de que seja feita uma transferência de tecnologia visando sobretudo o desenvolvimento social de quem mais necessita da extração do coco babaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário