quarta-feira, 16 de março de 2011

Universidade Federal do Piauí adere de forma integral ao Sisu

A Universidade Federal do Piauí, a partir deste ano, vai aderir de forma integral ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Com a decisão, tomada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí – UFPI, a instituição destinará 100% de suas vagas aos alunos selecionados por meio do sistema, já no vestibular 2011-2012.
Através do Sisu, instituições públicas de educação superior selecionam novos estudantes exclusivamente com base na nota obtida por eles no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Segundo a diretora de Políticas e Programas de Graduação do MEC/SESU, Paula Branco de Mello, o SiSU trás inúmeras vantagens, tanto para os alunos, quanto para a universidade que o adota. “O Sistema de Seleção Unificada é um meio flexível e tem grande potencial para que os estudantes possam fazer uso dele de várias maneiras, o que não existiria em nenhum outro vestibular”, ressalta.

Além disso, outra vantagem para os vestibulandos é o fato de eles não terão mais que se deslocar para Teresina ou demais cidades em que o exame estaria sendo aplicado, já que o ENEM é realizado em quase todas as cidades do país. “Dessa forma, os estudantes mais carentes terão maiores chances de ingressar em uma universidade pública, pois muitos deixam de prestar o vestibular por falta de condições financeiras para se deslocar de uma cidade para a outra”, enfatiza Maria do Amparo, secretária do Conselho Universitário da UFPI .

Além de centralizar o processo seletivo, Maria do Amparo afirma que utilizando somente o SiSU a universidade irá diminuir os custos necessários para a realização do vestibular. “Ter duas portas de entrada para a universidade fazia com que os recursos utilizados fossem muito grandes, além da ocorrência de alguns problemas, como as chamadas do antigo PSIU, que costumavam se prolongar por vários meses”, explica.

O sistema funciona através de três etapas: inscrição, três chamadas e lista de espera, sendo que a última não foi aderida pela UFPI no último vestibular por causa do PSIU. A lista de espera não é obrigatória e cada vez mais várias universidades aderem a esse novo modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário