quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agentes de saúde promovem feira cultural da saúde

Agentes Comunitários de Saúde do município Parnarama que participam do Curso Técnico para atualizarem os conhecimentos na área de saúde da família, realizaram a I Feira Cultural da Saúde na escola Clodomir Millet, no povoado Paiol do Centro. Os 34 agentes Comunitários de Saúde que estão participando do curso compartilharam com a população da comunidade, durante 5 horas da realização da feira, conhecimentos preventivos, sobre: Hanseníase, DST, Hipertensão, Planejamento Familiar, Exame de diabetes, Teste de Glicemia, Aferição Pressão Arterial, além de entrega de medicação.



Produtos que identificam as culturas do Branco, Índio e Negro, o conjunto que forma o povo brasileiro, também foram expostos. Nos stands, os Agentes Comunitários de Saúde, apresentaram informações que auxiliaram os alunos da escola em suas atividades extraclasse. Uma das salas, foi reservada exclusivamente para a entrega de quites para a higiene bucal.



O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde, é dividido em Três Etapas, cada etapa dura cerca de 6 meses, esta ainda é a primeira etapa. O curso visa mobilizar a comunidade e por isso a parceria com a escola do município. O curso de Agentes Comunitários de Saúde é realizado pela Escola Técnica do SUS, em parceria com a Secretaria de Saúde de Parnarama e conta com uma Carga horária de 1200 horas aulas. Atualmente o município de Parnarama conta com 135 Agentes Comunitários.



O final do evento foi brindado com apresentações culturais de varias danças: Capoeira, Brega Pop, Tambor de Criola e o Bumba Meu Boi, principal cultura do Maranhão que foi cantada e dança por moradores do povoado visinho Brejo de São Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário