segunda-feira, 17 de maio de 2010

MICRO-ÔNIBUS VELHO E SEM FREIOS USADO NO TANSPORTE ESCOLAR DE CRIANÇAS, QUASE PEGA FOGO NO POVOADO SÃO ROMÃO.

Um micro-ônibus sem as mínimas condições para trafegar, era usado como transporte escolar de crianças do Povoado São Romão para o Povoado Mata Virgem localizado há mais de 10 km de distância onde as crianças foram matriculadas, após a Secretária de Educação ter desativado a Escola Municipal João Gomes que funcionava há mais de 15 anos e atendia a população do São Romão. O transporte por duas vezes ia pegando fogo com os alunos(crianças de 4 a 10 anos), que assustados não quiseram mais o mesmo. Em substituição, foi colocado um caminhão pau-de-arara. Estive na região, e conversei com alguns moradores que confirmaram o fato e disseram que estão muito assustados, pois têm medo que as crianças caiam do carro
Na Sessão do dia 12/04, denunciei o ocorrido no plenário da Câmara e solicitei ao Prefeito, através de requerimento, a reativação da Escola do Povoado São Romão. Argumentei que era perigoso o tranporte de crianças em caminhões.
Não é difícil compreender os motivos pelos quais, a Secretária de Educação (esposa do Vereador Joilson Soares) permitiu tal descalabro. Desativaram uma Escola para matricular as crianças em outra muito distante e em pior situação física. A escola da Mata Virgem, (localidade onde reside a família do Vereador Joilson Soares ) há anos funciona em um salão de festas. Lá os alunos ficam todos juntos. Um amontoado de gente. Não se sabe onde fica a turma de Pré ,começa a do 4º e termina a do 8º ano. Denunciei na Câmara muitas vezes esse fato. Infelizmente até agora continua do mesmo jeito. Com um agravante: este ano estão transportando mais alunos de outros povoados além do citado , como: São José da Nena, Sao Domingos, Barro Vermelho. Qual motivo de tantos desmandos? Dizem a boca pequena, que é por que a coordenadora de lá ( membro da família do Vereador Joilson Soares) quer muitos alunos na escola, para receber mais "Dinheiro Direto na Escola" e ganhar com o" transporte dos alunos". O que interessa é número de alunos. Qualidade de ensino, nem sabem o que siguinifica. E o que é pior: tudo acontece com o aval da Secretaria de Educação.
Um crime. O que está ocorrendo naquela região, é um crime contra a educação. Pessoas inescrupulosas, pensando apenas em tirar proveito próprio, não medem consequências e colocam em risco a vida e a educação daquelas crianças.

Os carros fotografados, são vistos fazendo a transporte dos alunos daquela região.
Uma pergunta fica no ar: A quem pertence esses tansportes?

  • Este caminhão faz o transporte dos alunos dos Povoados São José da Nena, São Domingos e São Romão para o povoado Mata Virgem. Ele é visto constantemente em Parnarama, executando serviços para a Secretaria de Educação ou transportando passageiros para Caxias. Detalhe: Nesses dias os alunos ficam sem aula, pois o carro está prestando outros serviços.

2 comentários:

  1. muito bem professora..
    brigue, lute, cobre...
    confio na senhora

    ResponderExcluir
  2. Sou educador e filho deste município e me envergonho desses políticos que fazem de nossos irmãos bois...

    ResponderExcluir