segunda-feira, 3 de maio de 2010

DESCASO DA PREFEITURA DE PARNARAMA PROVOCA REVOLTA NOS MORADORES DO PAIOL DO CENTRO.

Materia do blog da Vereadora Socorro Alves(socorro-alves.blogspot.com)

Um fato inusitado ocorreu recentemente (17/04) no Povoado Paiol do Centro, um dos maiores do município, com mais de 3.500 moradores, localizado há 78 km da cidade. O povo daquela região, cansado de tanto sofrimento causado por inoperância do governo municipal, decidiu interditar as duas estradas que dão acesso àquele povoado, numa demonstração extremada de medo e insegurança. Há muito tempo aquela região é alvo de roubos de motos e assaltos à carros de passageiros. As péssimas condições dos dois trechos de estrada que dão acesso ao povoado, vem facilitando a ação dos bandidos. Queixas são registradas na polícia, porém, na maioria das vezes fica sem solução, pois a polícia alega não ter viatura para se deslocar e fazer investigações. Um dos últimos assaltos que ensejaram a atitude extrema dos moradores, foi solucionado pela Polícia de Buriti Bravo e o transporte do assaltante para Parnarama foi pago pelos próprios moradores.Podemos detectar neste ato, dois problemas graves naquela região: segurança e estradas.
  • Ora, sabemos que segurança pública é atribuição do Estado, porém cabe ao município colaborar e facilitar este serviço, fornecendo à Companhia de Polícia meios ( transporte) para que esse serviço seja feito. Cabe também à Prefeitura, a obrigação de disponibilizar esse serviço para os povoados de todo o município. Em 2007, quando o Batalhão da 12ª Companhia foi instalado em Parnarama, solicitei formalmente ao Comandante, que providenciasse a construção de três Postos Policiais nos maiores povoados de nosso município: Paiol do Centro, Brejinho do Ismael e Olho d'Àgua do Noga. O comandante me informou que já havia projeto do Estado neste sentido e que tudo seria mais rápido se a Prefeitura doasse os terrenos. Três anos se passaram e nada foi feito. Acredito eu, que falta empenho do Sr. Prefeito em ir buscar junto aos órgãos Estaduais a concretização destes projetos.
  • Quanto às estradas vicinais, estas são de competência do município. Desde 2006 foram firmados muitos convênios com o Governo do Estado para melhoria das estradas vicinais do município. Portanto, dinheiro não faltou. Quem percorre aquela região sabe que as estradas continuam pessimas. Há determinados trechos que atualmente estão intrafegáveis, como o que vai da Barra da Juçara para os povoados Cocal, Brejo de Cima, etc. . O pouco de melhoramento que foi feito em algumas estradas, não durou um inverno.
Com a atitude extremada de obstruir as estradas, o povo exigia a presença do Prefeito na localidade, que resolveu ir depois de uma semana, após perceber que a população não iria recuar, nem aceitava negociar com outra pessoa No sábado dia 24/04, em um debate acirrado, o povo, finalmente, pode falar frente a frente com o Sr. Prefeito, que naquele momento sentiu a força desse povo até então considerado, por ele, subserviente. Naquela manhã, o povo do Paiol do Centro erá um só. Um cidadão com muitas identidades, desabafando suas mágoas, exigindo seus direitos, numa atitude impar de união e coragem. Do outro lado, o Sr Prefeito com todo o seu poder, tentando explicar o que não tinha explicação. Vencido e derrotado, saiu de lá com a certeza de que o Paiol do Centro quer muito mais do que " um copo de cachaça". O povo do Paiol do Centro quer respeito, quer saúde, educação, estrada, segurança pública.

A população do Paiol do Centro tem toda razão em se sentir indiginada. Entra ano, sai ano e nada de melhorias para aquela região, que continua esquecida, maltratada pela administração pública.
Tenho grande admiração por aquela gente humilde, trabalhadora, guerreira, e agora mais ainda pela coragem que tiveram de demonstrar seu descontentamento, de exigir do Prefeito um direito que, afinal, é de todos.

Depois de duas semanas, o Prefeito resolveu mandar um trator para desobstuir as estradas, com a promessa de em até 60 dias fazer a pavimentação. Vamos aguardar.

Observem nestas fotos da estrada, duas placas (uma em cada estrada) contendo duas frases que resumem o sentimento do povo.



5 comentários:

  1. Parabéns professora. Você é uma mulher guerreira, faz jus a profissão que tem , o compromisso com o povo. A situação do Paiol do Centro se iguala ao da cidade. Ela está com aspecto de tristeza, arrepiada por quem não tem quem a cuide, e o que ela tinha de mais importante para sua beleza está finalmente destruída-a Praça S.Luiz, mas isso é de menos, tem coisas muito piores acontecendo e não temos a quem recorrer! è uma lástima!

    ResponderExcluir
  2. parnarma ta sim precisando de renovação,e concerteza em 2012, teremos um novo nome(um homen)Dr.marcelo Barbosa.

    ResponderExcluir
  3. Paiol do Centro precisa ser emancipado, nosso povo precisa ser tratado com dignidade, prevalecendo sempre a supremacia do interesse público! Chega de tanta miséria ! É Dra. Andréa Barbosa no futuro.

    ResponderExcluir
  4. com certeza ja chega de tanta palhaçada!!!
    tbm acho que o melhor nome é o do Dr.Marcelo Barbosa.

    ResponderExcluir
  5. eu sou um ex-morador do paiol do centro fico muito triste com essa situação precisamos de gente competente e disposto a atender os anseios dessa população q sofre tanto com o descaso destes maus governantes.

    ResponderExcluir